MONTREAL: CIDADE DO DESIGN DA UNESCO
Com uma arquitetura que reúne inovações arquitetônicas com ruas de paralelepípedos do século 18, que criam a sensação de uma viagem no tempo, Montreal foi nomeada a primeira Cidade do Design da UNESCO na América do Norte. Basta passear pelo Quartier International, uma mistura de arranha-céus impressionantes com edifícios históricos, para entender por que a cidade foi eleita. O novo e o antigo convivem em perfeita harmonia nesta charmosa cidade da Província de Quebec.
Veja alguns exemplos de construções marcantes, que devem constar em um roteiro cultural por Montreal:
Sun Life Building
Inaugurado em 1918, este edifício incrível se manteve por muito tempo como o maior edifício do Império Britânico. Em estilo Beaux-Arts, foi usado como um cofre para as reservas de ouro de vários países europeus e durante a Segunda Guerra Mundial.
Jardin de sculptures de Lachine
Com uma coleção de mais de 50 esculturas impressionantes, o jardin de sculptures de Lachine está entre os maiores museus ao ar livre do Canadá. A pé ou de bicicleta, os visitantes têm acesso às principais obras de artistas como André Fournelle, Michel Goulet, David Moore e Bill Vazan.
Château Ramezay – Historic Site and Museum of Montreal
Como fez Benjamin Franklin, o visitante deve atravessar a soleira do Château Ramezay, uma bela residência do século 18 que tem mais de 500 anos de história, que pode ser conhecida por meio de inúmeras exposições e extensos circuitos multimídia.
Um portal para o passado de Montreal e o primeiro edifício em Québec classificado como um monumento histórico, o Château Ramezay demonstra como a história da região foi moldada pelos franceses, britânicos e americanos. Uma coleção permanente de mais de 30.000 objetos e uma série de exposições temporárias, misturadas com retratos multimídia de figuras históricas, dão vida à Nova França do século 18 para um público moderno.
Construída em 1705 por Claude de Ramezay, então governador de Montreal, a residência era cercada por um vasto jardim e um pomar de árvores frutíferas. Hoje, o jardim do governador, em estilo colonial francês, é um lugar perfeito para um passeio. Dividido em três seções - uma horta, um pomar e um jardim de lazer -, ele apresenta espécies híbridas que são geneticamente muito próximas às cultivadas na época de Ramezay.
Cocathédrale Saint-Antonie-de-Padoue and Museum
Consagrada em 1887, a igreja está entre os edifícios exemplares da Inventaire des lieux de culte du Québec. Com arquitetura neo-bizantina, é classificado como um "edifício histórico". O museu inclui uma viagem por épocas que vão desde a presença da comunidade Mohawk na região, até os dias de hoje.
The Three Courthouses
Inaugurado em 1856, o antigo tribunal subscreveu a sóbria tradição neoclássica típica da primeira metade do século XIX. A versão de 1925 (edifício Ernest-Cormier) apresentou um retorno à simplicidade clássica. De 1925 até a década de 1970, o antigo tribunal tratava de questões civis, enquanto o novo (1, Notre-Dame Street) tratava de questões criminais. O tribunal moderno em 1 Notre-Dame East agora cuida de todos os casos, enquanto o edifício Ernest-Cormier abriga o Tribunal de Apelações de Quebec.
Tópicos desta Edição
- Global Traveller elege Air Canada como a melhor companhia aérea da América do Norte pelo terceiro ano consecutivo
- Eventos presenciais fortalecem o retorno das viagens
- Em serviço: o primeiro Cargueiro Boeing 767-300ER da Air Canada já está voando
- Você sabia? Mais assentos para as rotas do Brasil
- Audio Drops - Acesse o áudio de Jason Naud, diretor do Escritório de Quebec no Brasil
- Guia de Viagem - Montreal: Cidade do Design da UNESCO