Veja algumas curiosidades sobre Montreal
O que significa a palavra Montreal?
A origem do nome Montreal vem do francês Mont Royal, que significa monte ou colina real. Este nome foi dado a uma montanha em 1535 pelo explorador francês Jacques Cartier; montanha esta que mais tarde deu o nome à cidade canadense.
Como é a cidade subterrânea?
Montreal tem túneis e conexões no centro da cidade. Os túneis percorrem uma área de mais de 32 km, conectando escritórios, shoppings, universidades, museus e sete estações de metrô. A cidade subterrânea começou em 1962, quando o urbanista Vincent Ponte, após a construção do edifício Place Ville-Marie (onde havia um centro de compras subterrâneo), criou um túnel de ligação até o Hotel Rainha Elizabeth.
Qual é o idioma falado em Montreal?
Montreal está entre as cinco maiores cidades de língua francesa do mundo, porém a maioria dos habitantes é bilíngue (também falam inglês) e muitos falam uma terceira língua por conta da quantidade de imigrantes.
Porque se fala francês em Montreal?
Depois da chegada dos europeus no seu território em 1500, a terra foi disputada entre a França e Inglaterra. Montreal foi originalmente uma colônia francesa, e a sua herança francesa ainda é evidente na arquitetura, comida e idioma.
Montreal permite passeios de bicicleta?
Atualmente há pouco mais de 350 km de ciclovia em Montreal. Moradores e turistas concordam que passear de bike é uma das melhores maneiras de conhecer a cidade. Existem ciclovias famosas como a Berges Ouest, que além de promover um ótimo passeio de 20km, permite que o ciclista tenha uma linda vista do Saint Lawrence River.
Uma dica cultural em Montreal:
O Museu de Belas Artes de Montreal é o maior museu de artes do Canadá e o quinto maior da América do Norte. Abriga mais de 41.000 obras de arte de todo o mundo. Os festivais, incluindo o Festival Internacional de Jazz de Montreal, o Festival Just for Laughs e o International Festival Nuits d’Afrique, são alguns dos destaques da agenda da cidade
E a arquitetura da cidade, como é?
A cidade tem um rico patrimônio arquitetônico, com prédios que vão desde a Basílica de Notre-Dame, de estilo gótico, até ao futurista Habitat 67.
A gastronomia é variada?
A comida é parte da cultura de Montreal, e a cidade é famosa pelo seu poutine, um prato de batatas fritas cobertas com queijo coalho e molho. Outras especialidades locais incluem sanduíches de carne defumada e bagels. Montreal tem inúmeros restaurantes, que oferecem pratos de todo o mundo.
O que é imperdível em Montreal?
Montreal tem muitos atrativos, portanto é quase impossível listar tudo o que pode ser considerado imperdível. Mas para resumir, incluímos na lista o Parque Monte Royal, um refúgio verde no coração da cidade, a Basílica de Notre-Dame, com lindos vitrais e esculturas góticas, o Biodome, para uma exploração interativa de ciência e tecnologia, a Vieux-Montréal, ou a Velha Montreal, com suas ruas de paralelepípedos, arquitetura histórica, cafés charmosos e muitas lojas. Para fechar, a dica é o Mercado Bonsecours, onde a arte local e os produtos artesanais encantam.
Tópicos desta Edição
- Conheça a GSU – Global Sales University, que acaba de chegar ao Brasil
- Veja a política da Air Canada para voo de/para Porto Alegre
- Air Canada aumenta oferta de voos para Ottawa
- Audio Drops - Acesse o áudio de Ernesto Airosa, membro do time da Air Canada Brasil, sobre um pouco de sua trajetória na Air Canada e dos projetos que vem desenvolvendo com a empresa
- Guia de Viagem - Veja algumas curiosidades sobre Montreal