

A Air Canada criou duas siglas especiais para identificar adolescentes e crianças. Para adolescentes de 12 à 17 anos, a sigla é YPTU - Adolescente Viajando Desacompanhado (Young Passenger Travelling Unaccompained), e para crianças de 8 à 12 anos incompletos a sigla é UMNR - Menor Desacompanhado (Unaccompained Minor). Os pais ou o responsável pela criança responderão um questionário completo contendo identifícação da criança, itinerário do voo, nome das pessoas que encontrarão a criança no destino, assinatura de autorização dos pais ou do responsável. A criança receberá uma identificação especial da Air Canada para se destacar em meio a outros passageiros e para que todos os agentes de terra reconheçam sua condição de viagem. Seu embarque se dará antes dos outros passageiros e ela será acompanhada em tempo integral até estar em seu assento. No desembarque ela novamente terá em tempo integral um agente Air Canada ao seu lado e será escoltada até a pessoa que deverá encontrar. Esta pessoa deverá identificar-se com documento com foto e deverá assinar o envelope com a documentação do serviço de Menores Desacompanhado, aceitando a responsabilidade pela criança. Atenção: A idade mínima para menores viajando desacompanhados nos voos da Air Canada é de oito anos. O pedido do serviço para menores desacompanhados deve ser feito no momento da reserva. A Air Canada somente oferece atendimento para menores desacompanhados em voos diretos, que não tenham conexão. Legislação BrasileiraA Legislação Brasileira exige autorização judicial dos menores de doze anos (incompletos) viajando desacompanhados dentro e para fora do território nacional. A autorização não será exigida quando o menor viajar:
Entre comarcas contíguas (vizinhas), dentro do mesmo estado ou da região metropolitana, não há qualquer exigência. A legislação brasileira exige autorização judicial em viagens internacionais ao menor de dezoito anos (incompletos). Essa autorização é dispensável nas seguintes situações:
Autorização do Responsável pela Criança ou AdolescenteO Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução n. 131, alterou os procedimentos para a autorização de viagens de crianças e adolescentes ao exterior. Pela nova regra, o reconhecimento de firma nas autorizações de pais ou responsáveis não precisa ser feito na presença de tabelião, passa a se dar por semelhança com o reconhecimento de firma já registrada em cartório. O texto também dispensa a inclusão de fotografia da criança no documento que autoriza a viagem. Para esclarecer as regras para embarque de menores em voos para exterior, o CNJ produziu uma cartilha com as principais informações. Clique aqui para acessar a Cartilha sobre viagem de crianças e adolescentes ao exterior. A autorização é exigida sempre que crianças e adolescentes brasileiros precisarem viajar para outros países desacompanhados, na companhia de apenas um dos pais ou acompanhados de terceiros. Menores Brasileiros que residem no exteriorO CNJ agora estabeleceu normas para viagens de menores que residem no exterior. O comprovante de residência, emitido pelo consulado, deve ser apresentado na ida — sem isso, muitos tinham dificuldade no retorno. Também será possível incluir essa permissão no passaporte da criança. Para viagens dentro do país, de menores acompanhados de só um dos responsáveis ou de terceiros, nada mudou. Lembrando: não é necessário autorização judicial para adolescentes (entre 12 e 18 anos), nem para menores de 12 anos acompanhados de parentes ou um dos responsáveis, desde que apresentem documentos de identificação que comprovem parentesco. Clique aqui para mais informações sobre a Resolução n° 131, de 26 de maio de 2011 que dispõe sobre a concessão de autorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes. |
Central de Vendas e Reservas Air Canada |
No Brasil: 0800-550-0099 Na América do Norte: 1-888-247-2262 |
SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor Air Canada |
No Brasil: 0800-770-9250 |